Angústia

Bruna Braga
3 min readJun 29, 2020

--

O que é uma angústia? Qual a importância dela?

Medo e angústia é a mesma coisa? Angústia é ansiedade?

Como vimos nos quadrantes acima, uma angústia é um sentimento, um afeto, alerta, que pode, por vezes, ser protetor. Porém, quando ela é demais? A priori, posso dizer, que é quando ela te paralisa.

E sabe porque a angústia é interessante? Como diria Lacan, uma angústia não mente! Uma angústia é o único que não mente, onde aparece, onde há um sinal de angústia, tem uma verdade invertida do seu desejo mais radical; de uma posição de existência.

Uma angústia é como se fosse um buraco interno, uma espécie de vazio de linguagem e significação. Tudo já existe, mas não dá para descrever bem…

Esse “buraco” é a famosa “falta” e ela é constitutiva do humano. Sabe quando a gente quer dar conta de estudar, namorar, trabalhar, cuidar dos filhos, malhar, ser bom profissional, ser bem resolvido e metade da laranja? tudo isso 100%! Pois é, é aí que a angústia habita, pois me parece uma atividade (semi) impossível ser “perfeito(a)” em todas as circunstâncias da vida.

Quando o ser humano é defrontado com a angústia, a defesa primária é derrubá-la, anestesiá-la, chapá-la, derrubando o desejo que nela habita e matando a subjetividade; é muito difícil segurar esse afeto dentro de si.

A angústia gera muito lucro para a indústria de drogas lícitas e ilícitas, afinal, pânico pra quem? “Medo de avião? Ah, toma isso aqui que gente resolve! ”, Ta sem tesão? Opa, toma pílula! ”,“ Hmmm, você não dorme bem durante uns dias? Sem problemas, tenho um negócio aqui para ajudar ”.

Mas… quem escuta ou sem linguagem que é angústia? Como escutar isso na verdade? Por vezes, por meio da fala em análise e / ou psicoterapia, podemos aprender a lidar com essa angústia tão fundamental.

Quero que saibam que não seja contra o uso de medicações quando necessário, quando o SNC estiver em desequilíbrio ou quando houver algo de cunho físico-químico que é essencial que seja estabelecido. Estou falando sobre a angustia começar e tomar remédio sem prescrição, sem ouvir, sem entender minimamente ou com aquele sintoma está querendo dizer.

A angústia não está em um lugar para sentir ... Daquilo que precisa ser sustentado - e extremamente difícil! Tenta não anestesia, tenta não medicar, tenta não ceder… deixa passar, não recupera, ela vai dizer algo sobre seu desejo. A angustia revela um novo sentido de que você pode estar preparado para sentir

Sabe uma coisa me instiga? Pagar caro para amortecer e dopar ou consciente e subjetividade com uso de álcool, drogas, benzodiazepínicos, opióides ... caro mesmo, sem sentido de custoso!

Porém, caro também, se você perguntar "querido", então ele fará uma pergunta: o que é tão difícil de abrir mão, ou o que é tão querido, qual é o seu ganho secundário (ou mesmo primário) na sua caixa que faz com que você mantenha essa angústia tão aí, tão sua? Um ponto de busca caro fazer análise ou terapia e encontrar mais barato usar substâncias químicas que custam muito mais que sessões de terapias 1x por semana? O que você abre mão quando permanece angústia? Será que não está abrindo mão de você?

#angustia #psibrunabraga #psicoterapiaonline #psicologia #psicanalise #medo #ansiedade

--

--

Bruna Braga
Bruna Braga

Written by Bruna Braga

Me chamo Bruna Braga, sou meio psicóloga, meio psicanalista, meio escritora, meio mãe, meio esposa, meio de todo jeito. Ah, já ia esquecer, sou Mestre também :)

No responses yet